Olimpíadas da Química Mais – Semifinais

No dia 7 de março (sábado), realizou-se a semifinal regional das Olimpíadas de Química Mais, no Instituto Superior Técnico. Esta prova, da responsabilidade da Sociedade Portuguesa de Química, é direcionada para os alunos de ensino secundário do 10º e 11º anos e contou com a participação de cerca de 25 equipas de diferentes escolas de Lisboa, que foram acolhidas e orientadas pela equipa de Guias do NAPE.

A seguir à prova, os alunos tiveram ainda a oportunidade de visitar o campus Alameda e, a seguir ao almoço,  assistiram a uma apresentação do prof. Manuel Prieto  sobre “Átomos, moléculas e materiais luminosos”, que deu a conhecer muitas curiosidades sobre a química do dia a dia. No final do tarde, foram atribuídos os prémios às equipas vencedoras e foi oferecido um lanche de encerramento a todos os alunos e professores participantes.

As Olimpíadas de Química Mais procuram “despertar o interesse e gosto pela química, divulgar a química como ciência”, aproximando as escolas secundárias às instituições de ensino superior. O Técnico e o Departamento de Engenharia Química associaram-se novamente a esta iniciativa, que já vai na 15ª edição e conta com a participação de cerca de 130 escolas secundárias em todo o país.