Instituto Superior Técnico

Núcleo de Apoio ao Estudante

Documentos Importantes

Calendários

O Calendário Escolar 1º, 2º e 3º Ciclos e Ciclos Integrados define o início e término das seguintes atividades letivas do ano letivo: período de aulas, períodos de exames (época normal, época de recurso e época especial), férias e períodos de preparação de exames.

O Calendário de Prazos Académicos define os períodos de execução de diversos procedimentos de secretaria referentes ao ingresso no 1º 2º e 3º ciclos, matrículas, inscrições (sistema Fénix, melhorias e unidades curriculares isoladas), entre outros.

CALENDÁRIOS ESCOLARES

Guia Académico

O Guia Académico reúne toda normas de funcionamento, emolumentos, propinas e regulamentos académicos em vigor para cada ano letivo. Entre os mais consultados pelos estudantes destacam-se os seguintes:

  • Regulamento de Ingresso no 1º Ciclo no qual são definidos os requisitos e funcionamento dos concursos de acesso da responsabilidade do Técnico, nomeadamente o Concurso de Mudança de Par Instituição/Curso, e o regime de reingresso;
  • Regulamento de Avaliação de Conhecimentos e Competências que define as linhas gerais dos Métodos de Avaliação das Unidades Curriculares de todos os cursos;
  • Regulamento da Época Especial de Exames no qual estão referidos os alunos com direito a este período de avaliação.
GUIA ACADÉMICO

Declaração de Matrícula

A Declaração de Matrícula comprova que te encontras inscrito num curso do Técnico,  em determinado ano letivo e é disponibilizada durante as primeiras semanas de aulas em setembro, em português e em inglês, na área pessoal de cada aluno da Drive do Técnico (acedida com o teu Técnico ID).

O documento possui uma assinatura digital que é legalmente válida junto de todos os serviços e entidades nacionais (por exemplo, para fins militares, para obtenção do abono de família, ADSE, passe de transportes coletivos, seguro de saúde). Poderá consultar mais informação sobre a certificação de documentos aqui.

Caso a tua Declaração de Matrícula não se encontre disponível na tua drive, solicita-a à Área de Graduação. Poderás efetuar o pedido por e-mail para graduacao@tecnico.ulisboa.pt.

Desconto passe sub23 (transportes públicos)

As declarações de matrícula para efeitos de desconto no passe sub23 são também emitidas da mesma forma, com a informação adicional sobre o apoio financeiro de ação social. Caso o aluno tenha Bolsa de Ação Social, deverá enviar essa informação por e-mail para a Área de Graduação e pedir a sua declaração do sub23, dado que por defeito são geradas com a informação de que não possui bolsa.

Alunos não inscritos, a concluir Dissertação de Mestrado

Os alunos que se encontrem a terminar/defender a sua dissertação entre os meses de setembro e dezembro, inscritos no 2º Semestre do ano letivo anterior, não têm inscrição formal no novo ano letivo, não sendo geradas Declarações de Matrícula na drive. Poderão solicitar à Área de Graduação uma declaração de inscrição/frequência em Dissertação de tese até à data de lançamento de notas correspondente ao semestre a que está inscrito, selecionando o ponto 5. do Requerimento de Certidão, especificando o tipo de declaração pretendida.

Cartão do Técnico

O Cartão do Técnico identifica-te como membro da comunidade académica e está dotado de diversas funcionalidades em que se incluem, entre outras, o controlo de acessos a edifícios, parques de estacionamento e a utilização de sistemas de impressão e cópia com controlo de custos. É emitido pelo Banco Santander, sendo opcional a abertura de conta bancária. 

Poderás solicitá-lo no Fénix, no separador Pessoal > Cartão do Técnico

Uma vez expedido, poderás levantá-lo no balcão do Banco Santander, no Pavilhão Central entre as 11:00h e as 12:00h e das 15:00h às 16:00h (dias úteis).

Cartão da ULisboa

O Cartão da Universidade de Lisboa permite o acesso às Cantinas da Universidade de Lisboa, dos Serviços de Ação Social. É emitido pelo Banco Caixa Geral de Depósitos, sendo opcional a abertura de conta bancária associada.

Poderás solicitá-lo num balcão CGD Universitário como é o caso do balcão do Saldanha, balcão da Praça de Londres, balcão da Avenida João XXI (sede) ou o balcão da Reitoria

Caso sejas novo aluno, deverás solicitar o teu cartão a partir da plataforma Academic Admissions.  Depois de fazeres login, encontras as Tarefas Pendentes que ainda deverás realizar para poderes ter tudo pronto para começar o ano letivo e, no fim, encontras a opção Cartão da Universidade de Lisboa que te redirecionará para a página da Caixa Geral de Depósitos. Aqui, ser-te-á pedida a Chave Móvel Digital e caso não a tenhas, deverás pedir o cartão presencialmente.

Regulamentos da Universidade de Lisboa

O Código de Conduta e Boas Práticas, a Carta de Direitos e Garantias e o Regulamento Disciplinar dos Estudantes da ULisboa encontram-se na seguinte página.

Encontram-se disponíveis mais documentos, regulamentos e informações aqui.

Voltar ao topo ↑