Instituto Superior Técnico

Núcleo de Apoio ao Estudante

Sobre o NAPE

NAPElogo_azul

 

O Núcleo de Apoio ao Estudante (NAPE) é um serviço central, integrado na Área de Comunicação, Imagem e Marketing (ACIM) do Conselho de Gestão, e tem como missão promover a integração dos alunos do Técnico, apoiando e desenvolvendo projetos que contribuam para: o sucesso académico, o desenvolvimento de competências, e para um envolvimento efetivo da sua comunidade académica. Cabe também ao NAPE, aproximar o Técnico dos alunos pré-universitários estimulando o interesse pela Ciência e divulgando a sua oferta formativa, privilegiando o atendimento e acompanhamento personalizados.

Áreas de atuação

  • Acolhimento e Integração dos novos alunos do Técnico de 1º Ano, 2º Ciclo e em programas de mobilidade internacional (ERASMUS, InnoEnergy, ATHENS, entre outros), acompanhando os primeiros passos destes alunos, nomeadamente no processo de matrícula durante a Semana de Acolhimento ou na Orientation Week, promovendo também o Programa Mentorado, enquanto programa de apoio entre pares.
  • Divulgação do Técnico junto de potenciais candidatos, dando a conhecer a oferta formativa do Técnico, infraestruturas e apoios, atividades e projetos extracurriculares e os vários concursos de acesso. Durante o ano, a equipa realiza Visitas a Escolas Secundárias e Feiras de Ensino e Formação Profissional, recebendo também alunos no Técnico, em Visitas Individuais, de Grupo Escolar ou eventos e dias abertos. O Programa de Divulgação do Técnico conta ainda com o Programa Embaixadores do Técnico, para que possa proporcionar o melhor apoio a quem pretende escolher estudar no Técnico, transmitindo o máximo de informação possível à tomada de decisão autónoma e fundamentada.
  • Desenvolvimento de Competências técnicas e transversais para complementar a formação que os alunos do Técnico adquirem no seu curso. São exemplos recorrentes de ações de formação em hard-skills, workshops sobre ferramentas como Matlab, Excel, Latex, Illustrator, Python, ou metodologias de trabalho como Lean, Scrum. Gestão de tempo, Pitch, Liderança, Entrevistas de emprego, são tópicos abordados em workshops focados nas soft-skills, havendo lugar ainda para outros temas como Cozinha Saudável, Debate, Mercados Financeiros, IRS e Impostos, entre muitos mais. O NAPE Skills Factory é a principal iniciativa nesta área, juntando-se as formações/workshops para Mentores, Embaixadores, Guias, e Monitores do Verão na ULisboa que, contam com vários dos temas referidos no contexto dos respetivos programas. 
  • Acompanhamento e Apoio de candidatos, alunos e alumni do Técnico em questões relacionadas com o ingresso e vivência na faculdade, por meio de atendimento na Receção do Pavilhão Central (campus Alameda), atendimento telefónico, via e-mail e nas redes sociais. Procedimentos académicos, funcionamento do Técnico, candidaturas, eventos e atividades, fazem parte do portfólio de informações prestadas diariamente, bem como o encaminhamento de alunos para os serviços de apoio corretos. Em conjunto com outras estruturas do Técnico, os Estudantes com Necessidades Educativas Especiais (ENEE) beneficiam também de apoio do NAPE no seu percurso académico.
  • Promoção de Ciência junto de alunos do Ensino Básico e Secundário e Universidades Sénior, despertando o interesse para a ciência e procurando estimular o pensamento científico. A par com a divulgação do Técnico, compete também ao NAPE mostrar o se faz nas áreas da Engenharia, Arquitetura, Ciência e Tecnologia a estes públicos-alvo, com atividades como o Verão na ULisboa, Engenheiras por um dia, Desafios da Engenharia (júnior e sénior), além de experiências ou demonstrações laboratoriais em escolas, feiras ou eventos, possibilitadas pelos protocolos estabelecidos com diversas entidades como municípios, as próprias escolas, organismos públicos e associações, celebrados a cada ano letivo.
  • Apoio a Eventos institucionais do Técnico e da Universidade de Lisboa, como cerimónias, conferências, celebrações, eventos culturais, sendo exemplos o Dia da Graduação, o Dia do Técnico, Alumni Talks, Temporada da Música do Técnico ou a Abertura do Ano Académico da ULisboa.