Saltar para o conteúdo

Atividades Anteriores

Mentorado Outdoor Challenge 2012

O Mentorado Outdoor Challenge 2012 foi uma Corrida de Aventura destinada a estudantes do IST, bem como das restantes escolas da antiga Universidade Técnica de Lisboa, sendo que resultou de uma iniciativa do NAPE-IST em colaboração com a Câmara Municipal de Lisboa e a Tapada da Ajuda. A prova decorreu no Parque Florestal do Monsanto. A prova foi dividida em dois escalões de competição e para cada escalão, a corrida foi dividida em duas etapas diferentes. O NAPE optou por uma prova onde a estratégia predominou sobre as outras competências e onde os principiantes podiam surpreender os aventureiros mais experientes.

Sessão de Boas-Vindas aos novos alunos do 1º ano e alunos de mobilidade

Previamente ao Programa Mentorado e à Orientation Week, o NAPE organizava uma festa para dar as boas-vindas a todos os novos alunos. O intuito era receber e ajudar a integrar os novos alunos no IST através de um ambiente descontraído, divertido, complementando a receção iniciada na semana das matrículas. Assim, fomentava-se o convívio entre os alunos de 1.º ano, alunos de mobilidade, alunos do Técnico e guias do NAPE.

Recitais de Música

O NAPE organizou durante vários anos (o primeiro foi em 2003) os Recitais de Música que têm com o objetivo contribuir para a socialização da comunidade do IST, através da divulgação da música numa vertente mais clássica.

Esta atividade cultural tinha como particularidade o facto de os músicos participantes serem alunos, docentes ou não docentes da Universidade de Lisboa com formação musical, que desta forma tinham a oportunidade de revelarem os seus talentos musicais e ao mesmo tempo proporcionarem à comunidade IST a possibilidade de assistirem a um belíssimo espectáculo.

Os guias do NAPE continuam a apoiar a realização de cada um dos concertos da Temporada de Música do IST.

Torneio de Futebol ou Voleibol

Com o objetivo de fomentar o convívio entre os novos alunos e todos os outros elementos da Escola, o desporto ajuda a desenvolver o espírito de equipa e por esta razão o NAPE organizou vários torneios desportivos. Devido à popularidade do futebol foram diversos os participantes, como alunos internacionais, alunos de PALOP e funcionários não docentes, embora maioritariamente do sexo masculino. Por esta razão, o NAPE organizou também torneios de voleibol.

Caminhada “O lado verde da vida”

A caminhada era uma atividade de âmbito ambiental, cultural e desportivo para a qual não era necessário ter uma excelente preparação física, bastava gostar de caminhar ao ar livre e do contato com a natureza. Participar na caminhada era uma boa desculpa para fazer uma pausa no estudo e conhecer novos colegas cimentando as relações interpessoais. Esta atividade costumava ter uma adesão de cerca de 50 participantes entre, estudantes nacionais e internacionais, funcionários docentes e não docentes.

Feira do Livro Usado

Esta atividade foi bastante útil na medida em que tem como objetivo promover a troca de livros entre estudantes; uns têm a oportunidade de venderem os livros que já não usam a preços reduzidos, dando a oportunidade a outros alunos de comprarem livros a preços mais atrativos. A presença de alfarrabistas, livrarias e editoras como a IST/Press dinamizam a feira e permitem a toda a comunidade aceder a publicações a preços reduzidos.

Microsoft Days

O Microsoft Days foi um evento que decorreu no ano letivo 2014/2015 e consistiu em três dias de palestras, workshops e uma live stream de um evento internacional à qual poderás assistir na própria Microsoft Portugal.

International Sessions (IS)

Desde a implementação da Orientation Week no início de cada semestre, as International Sessions ocorrem duas ou três vezes por semestre. Surgem como eventos ao longo do ano direcionados aos alunos de Programas de Mobilidade, com o objetivo de dar a conhecer um pouco da cultura e gastronomia nacionais, e estimular o contato e vivências entre os alunos. Os eventos com mais sucesso entre os alunos são o Savoring The World (jantar onde cada aluno de mobilidade é convidado a trazer comida e bebida típica do seu país de origem), o Magusto Barbecue (celebração do dia de São Martinho, durante o primeiro semestre) e o Farewell Barbecue (churrasco de despedida dos alunos de mobilidade que decorre no final de cada semestre).

close navigation
close Search