Instituto Superior Técnico

Núcleo de Apoio ao Estudante

Programa Embaixadores do Técnico

O Programa Embaixadores do Técnico, integrado no Programa de Divulgação do Técnico, foi criado em 2015 resultando da motivação de vários estudantes do Técnico em voltar à escola onde estudaram e partilhar a sua experiência universitária  junto dos mais novos. Nas edições seguintes, o programa revelou o seu grande potencial e rapidamente se posicionou com um espaço de desenvolvimento de competências para estes alunos, enriquecendo e reforçando a projeção do Técnico no centro do país. 

Quais os objetivos?

Encontrando-se em constante desenvolvimento ao longo dos anos, destacam-se os seguintes objetivos:

  • Consolidar a promoção e divulgação da nossa faculdade juntos dos alunos do ensino secundário, nomeadamente através do esclarecimento de questões sobre a oferta formativa, infraestruturas e atividades do Técnico;
  • Desenvolver competências nas áreas da comunicação, apresentação em público e marketing;
  • Proporcionar aos Embaixadores um conjunto de experiências de enriquecimento curricular e criação de rede de contactos (networking), tornando-os simultaneamente mais interventivos na sua faculdade.

Quem são os Embaixadores?

Os Embaixadores do Técnico são alunos de 1º ciclo, 2º ciclo e ciclos integrados, de ambos os campi, a frequentar um curso do Técnico há pelo menos um ano, que acompanham o NAPE voluntariamente em várias atividades de divulgação.

Procuram-se pessoas dinâmicas, comunicativas, que tenham gosto pelo apoio de estudantes mais jovens na escolha do seu futuro, inspirando-os e esclarecendo todas as suas questões.

Como funciona?

O programa tem a duração de um ano letivo, iniciando-se com o processo de recrutamento e formação durante o 1º semestre, intensificando-se no 2º semestre com as ações diárias junto de escolas secundárias no centro do país (maioritariamente da parte da manhã), feiras e visitas ao campus Alameda.

As ações de divulgação poderão decorrer tanto em regime online como presencial, com atividades como o ISTO É Técnico, o ISTO É Conversa e Visitas ao Campus Alameda.

Formação

No início do programa é dado um conjunto de Formações Iniciais, de caráter obrigatório, para preparar os Embaixadores para os temas abordados nas ações de divulgação, tais como: 

  • Acesso ao Ensino Superior
  • Oferta Formativa do Técnico
  • Boas Práticas de Divulgação 
  • Atividades e Projetos do Técnico
  • Novo Modelo de Ensino

Será também oferecida Formação Complementar, de caráter facultativo, exclusiva para Embaixadores do Técnico, centrada em temáticas na área da comunicação.

Atividades

Os Embaixadores recebem uma t-shirt e uma hoodie do Técnico  para acompanharem o NAPE em:

  • Sessões do ISTO É Técnico
  • Sessões do ISTO É Conversa
  • Visitas ao campus Alameda
  • Visitas a Escolas Secundárias*
  • Feiras de Ensino e Formação Profissional*

*Estas atividades encontram-se dependentes da evolução da atual situação pandémica

Reconhecimento

Os participantes receberão um Certificado de Participação, podendo também ver esta atividade extracurricular reconhecida no Suplemento ao Diploma de conclusão de curso, caso participem num conjunto mínimo de atividades e preencham o Relatório de Avaliação Final, essencial para o sucesso e a continuidade do programa. Consulta todas as informações no regulamento do programa!

REGULAMENTO

Como posso participar?

O período de candidaturas para a 6ª Edição do Programa Embaixadores está a decorrer entre os dias 19 de outubro e 31 de outubro de 2021, sendo avaliada a motivação, experiência e disponibilidade do candidato.

Para mais informações, contacta-nos através do e-mail nape@tecnico.ulisboa.pt.

Contamos contigo!

CANDIDATA-TE!

 

O Programa Embaixadores do Técnico foi reconhecido em 2019 como uma Boa Prática do Técnico na categoria Comunicação.

Consulta aqui a apresentação realizada no 3º Encontro do ObservIST.

 

 

 

Voltar ao topo ↑