Instituto Superior Técnico

Núcleo de Apoio ao Estudante

Apoio Financeiro e Bolsas

Além das Bolsas de Ação Social para o Ensino Superior, existem diversos outros programas de bolsas de estudo como as Bolsas de Mérito, destinadas a reconhecer e premiar estudantes com elevado rendimento académico, e também Bolsas de Apoio destinadas a estudantes com comprovadas carências financeiras e que, simultaneamente, tenham um reconhecido mérito académico.

Bolsas de Mérito Académico

As Bolsas de Estudo por Mérito são atribuídas aos estudantes do ensino superior da Universidade de Lisboa com um desempenho académico excecional, independentemente dos seus rendimentos. Estas bolsas são atribuídas de acordo com o Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo por Mérito a Estudantes de Instituições de Ensino Superior (Despacho n.º 13531/2009, de 9 de junho). O valor da bolsa é definido anualmente pelo Estado, correspondendo a cinco vezes o salário mínimo nacional em vigor no início do ano letivo em que é atribuída. 

A atribuição desta bolsa é da responsabilidade da Reitoria da Universidade de Lisboa e a seleção dos alunos pelo Conselho Pedagógico do Técnico. Consulta mais informações:

CONSELHO PEDAGÓGICO UNIVERSIDADE DE LISBOA

Bolsas de Ação Social da Universidade de Lisboa

A candidatura a às Bolsas de Ação Social é realizada diretamente junto da Direção Geral de Ensino Superior (DGES), durante a candidatura ao ensino superior, sendo a atribuição da responsabilidade dos Serviços de Ação Social da Universidade de Lisboa.

Existem outros apoios como as Bolsas de Consciência Social e as Bolsas de Mérito Social cuja candidatura é realizada diretamente junto dos Serviços de Ação Social em prazos não coincidentes com as Bolsas de Ação Social.

Consulta as condições de elegibilidade no separador Bolsas da página seguinte.

SERVIÇOS DE AÇÃO SOCIAL DA ULISBOA

Bolsas de Apoio

Os Apoios à Continuação de Estudos são prestações pecuniárias, atribuídas diretamente por entidades terceiras. Destinam-se a colmatar situações pontuais decorrentes de contingências ou dificuldades financeiras com impacto negativo no normal aproveitamento escolar e registo académico dos alunos do Técnico, de 1.º ou 2.º Ciclo, que não possam ser convenientemente resolvidas no âmbito dos apoios previstos pelo sistema de Ação Social para o Ensino Superior. 

Tendo em conta a situação económica de Portugal e as carências financeiras que afetam muitos estudantes, o Técnico tem procurado estabelecer diversas parcerias com vista à criação de Programas de Bolsas de Estudo. Assim, todos os anos são atribuídas várias bolsas de Apoio à Continuação de Estudos, que visam custear as despesas de frequência de um curso no ensino superior (despesas escolares, alojamento e despesas gerais). 

Programa de Bolsas de Estudo HOVIONE Solidária na Educação

No âmbito de um protocolo assinado entre o Instituto Superior Técnico e a Hovione FarmaCiencia SA, foi criado o Programa de Bolsas de Estudo “HOVIONE Solidária na Educação”.

Em cada ano letivo, são atribuída bolsas de estudo para estudantes de Engenharia do Ambiente, Engenharia Biológica e Engenharia Química, com reconhecido mérito académico e, simultaneamente, carências financeiras para a continuação dos estudos.

Programa de Bolsas de Estudo E.A.S.S.

Por iniciativa de Elísio Alexandre Soares dos Santos e os seus descendentes, foi assinado um protocolo com o Instituto Superior Técnico com vista à criação do Programa de Bolsas de Estudo E.A.S.S.

Estas bolsas destinam-se a apoiar alunos com elevado potencial académico, que, por carência socioeconómica, não disponham de meios para custear todas as despesas inerentes ao seu curso, Licenciatura ou Mestrado Integrado. Este programa prevê o pagamento das despesas escolares, do alojamento e ainda um valor mensal para despesas gerais.

Programa de Bolsas de Estudo ENGº AUGUSTO RAMALHO-ROSA

No âmbito de um protocolo assinado entre o Instituto Superior Técnico e a VÊTEJO – Sociedade Imobiliária de Aquisições Patrimoniais, S.A., foi criado o Programa de Bolsas de Estudo “Engº Augusto Ramalho-Rosa”.

Em cada ano letivo, é atribuída bolsas de estudo para estudantes inscritos em Engenharia Civil (1º Ciclo), com desempenho académico relevante e, simultaneamente, carências financeiras para a continuação dos estudos.

Programa de Bolsas de Estudo “Xpand IT, Missão Aproximar – Educação”

No âmbito de um protocolo assinado entre o Instituto Superior Técnico e a Xpand Solutions, Informática e Novas Tecnologias, foi criado o Programa de Bolsas de Estudo “Xpand IT, Missão Aproximar – Educação”.

Em cada ano letivo, é atribuída uma bolsa de estudo a um estudante do 1º ciclo da Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores (Alameda e Taguspark), com desempenho académico relevante e, simultaneamente, carências financeiras para a continuação dos estudos.

Programa de Bolsas de Estudo “Fundação Amélia de Mello e BONDALTI”

No âmbito de um protocolo assinado entre o Instituto Superior Técnico e a BONDALTI/Fundação Amélia de Mello, foi criado o Programa de Bolsas de Estudo “Fundação Amélia de Mello e BONDALTI”.

Em cada ano letivo, é atribuída uma bolsa de estudo a um estudante do 1º ciclo ou de 2º ciclo (excluindo mestrados integrados), com desempenho académico relevante e, simultaneamente, carências financeiras para a continuação dos estudos.

Consulta todas as informações sobre as bolsas indicadas, nomeadamente regulamentos, prazos de candidatura e condições de elegibilidade em:

NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO ACADÉMICO
Fundo Solidário dos Antigos para os Atuais Alunos

A Associação dos Antigos Alunos do Instituto Superior Técnico (AAAIST), na prossecução dos seus objetivos estatutários de ligação à Escola e da atribuição de bolsas, constituiu o Fundo Solidário da AAAIST.

Este fundo permite a atribuição de  processo de bolsas de apoio para a continuição dos estudos, no valor da propina anual; em contrapartida, o aluno beneficiário prestará serviço de interesse do Técnico, num total de 120 horas. Esse serviço poderá incluir, nomeadamente, o apoio a eventos institucionais.

FUNDO SOLIDÁRIO ASSOCIAÇÃO ANTIGOS ALUNOS DO IST
Bolsa José Mariano Gago

A Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico considera fundamental apoiar nas despesas académicas os seus estudantes que tenham escassez de recursos económicos. Para esse efeito, a AEIST pretende atribuir a Bolsa José Mariano Gago, que comparticipa despesas de refeição na cantina, despesas na Secção de Folhas e isenção da quota de sócio da associação. Consulta todas as informações:

ASSOCIAÇÃO DOS ESTUDANTES DO INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO

Voltar ao topo ↑