Instituto Superior Técnico

Núcleo de Apoio ao Estudante

Programa Mentorado

“A capacidade da Escola para motivar cada aluno para investir na aprendizagem tem importância fundamental para a sua formação.”

Factos rápidos:

Sendo um projeto pioneiro do Instituto Superior Técnico, implementado pela primeira vez em 1996, o Programa Mentorado proporciona aos alunos do mesmo curso uma maior aproximação entre si, não só entre os alunos do mesmo ano, mas também de anos mais avançados, contribuindo para uma melhor integração. Este projeto decorre anualmente, de forma a assegurar a adaptação ao ritmo e nível de trabalho exigidos no Técnico.

Site oficial do Programa Mentorado:
http://mentorado.tecnico.ulisboa.pt/

Objetivos:

Nos últimos anos letivos, o Programa Mentorado tem sofrido sucessivas melhorias para prestar um cada vez melhor apoio aos alunos e os seus objetivos são:

  • Facilitar a integração social dos alunos ao minorar as dificuldades de adaptação, na transição do Ensino Secundário para o Superior.
  • Apoiar e integrar alunos deslocados, oriundos de outros pontos do país e do estrangeiro.
  • Contribuir para o bom desempenho académico de novos alunos.
  • Contribuir para o enriquecimento pessoal e curricular dos alunos participantes como mentores.

Funcionamento:

O Programa Mentorado é implementado com o apoio de alunos de anos mais avançados (Mentores) que, em regime de voluntariado, com as suas experiências e vivências académicas, acompanham novos alunos (Mentorandos), com vista a facilitar a sua integração e adaptação. Os Mentorandos poderão ser novos alunos de 1º ano, novos alunos de 2º ciclo ou alunos de mobilidade internacional, sendo obrigatória a escolha de uma destas vertentes.

Acolhimento:

Durante a Semana de Acolhimento, os mentores devem estão presentes no dia do seu curso. A atribuição de mentores é feita no dia, no momento da atribuição da senha para a inscrição. Os alunos serão acompanhados durante todo o processo por mentores. Estes mentores ficarão automaticamente atribuídos a esses alunos, ficando salvaguardado o primeiro contacto.

Acompanhamento:

Durante o ano letivo, é exigido um acompanhamento regular. Pontualmente, ao longo do ano decorrem pequenos inquéritos e vários  tipos de eventos, entre os quais: ações de formação (soft-skills, gratuito), teambuilding (eventos de cariz sociocultural, promoção de convívio e networking entre mentores) e sharing sessions (sessões de partilha entre mentores e análise de situações particulares).

Inscrições:

As inscrições para o Programa Mentorado decorrem de 15 de julho a 20 de agosto. A inscrição só é válida se e só se o mentor participar ativamente na Semana de Acolhimento (instruções finais enviadas durante o mês de agosto). De notar que a inscrição deve ser conscienciosa, dado que a reformulação do programa o tornou mais exigente. Em contrapartida, haverá um maior investimento nos mentores.

Para mais informações, contacta-nos pelo e-mail nape@tecnico.ulisboa.pt.

Contamos contigo!