Curso de Verão – PlasmaSurf 2015

plasmasurf2015 - 1

A terceira edição do PlasmaSurf decorrerá de 12 a 17 de julho, em Oeiras (Portugal).

Este programa é um curso intensivo de curta duração que cobre os aspectos gerais da física de plasmas e vários outros tópicos relacionados. É especialmente direcionado para estudantes de engenharia e de física que procurem complementar a sua formação em física de plasmas, lasers intenos e fusão nuclear.

Por ocasião do Ano Internacional da Luz e das Tecnologias Ópticas, teremos uma edição especial que abordará a relação recíproca entre a luz, os lasers e os plasmas!

Durante o curso, serão abordados os seguintes tópicos:

• Introdução à física de plasmas
  • Fusão nuclear por confinamento magnético e inercial
  • Lasers intensos e ultra-rápidos
  • Experiências internacionais na área da ciência de plasmas

Estão contempladas visitas de estudo ao ISTTOK Tokamak e ao Laboratório de Lasers Intensos.

Um dos principais objetivos deste curso é estimular a interação entre todos os estudantes e oradores, promovendo assim a troca de conhecimentos em todos os momentos, intervalos, almoços e visitas de estudo! O alojamento durante o curso e o pequeno-almoço + almoço nos dias úteis serão providenciados pelo Técnico, ficando as despesas de transporte a cargo dos alunos.

A orientação deste evento está a cargo do IPFN e do NAPE.

Mais informações estão disponíveis no site oficial: http://plasmasurf.tecnico.ulisboa.pt.

Para qualquer esclarecimento, contacte-nos por e-mail: plasmasurf@tecnico.ulisboa.pt.