Instituto Superior Técnico

Núcleo de Apoio ao Estudante

Dia da Graduação 2019

21 de janeiro, 2020

No dia 18 de janeiro de 2020, na Aula Magna da Universidade de Lisboa, celebrou-se o Dia da Graduação 2019, cerimónia solene de comemoração e felicitação dos alunos que concluíram os seus estudos no ano letivo anterior. Os alunos que concluíram o Mestrado receberam o seu diploma simbólico pela mão dos Coordenadores do seus Cursos e Presidentes dos Departamentos e da professora Raquel Aires-Barros, presidente do Conselho Pedagógico. A entrega dos diplomas aos alunos que concluíram programas de doutoramento em 2019 coube ao professor Luís Oliveira e Silva, presidente do Conselho Científico.

 

Após a entrega dos diplomas, o professor Rogério Colaço, alumni do Técnico, abriu a sessão pela primeira vez como Presidente da Escola, congratulando os recém graduados e refletindo um pouco no percurso que fez desde a sua graduação até ao cargo que assumiu no início deste ano.

De seguida, Filipa Guimarães, finalista do Mestrado Integrado em Engenharia Biológica, destacou a exigência da formação do Técnico recordando o lema de Alfredo Bensaúde, fundador do Técnico, “ensino de amadores não cria profissionais” uma frase que levou às escolas secundárias do nosso país durante 4 anos enquanto Guia do Núcleo de Apoio ao Estudante que inspira todos os dias aqueles que aspiram estudar na nossa faculdade.

 

Nuno Miguel Guerreiro, finalista do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica e ex-Vice-Presidente-Aluno do Conselho Pedagógico, comparou a passagem de um aluno pelo Técnico com uma tempestade que os enrola nos primeiros anos, lembrando os primeiros testes de Álgebra Linear e de Cálculo na sala C01, mas que nos deixa mais fortes e nos dá uma extensa matriz de valores muito útil para o futuro.

Ambos concluíram com agradecimentos às suas famílias e amigos, não deixando de mencionar as pessoas com quem conviveram e aprenderam nas suas equipas de trabalho. Também nós deixamos um agradecimento pelo relevante contributo que deram no apoio, vivência e bom desempenho dos estudantes do Técnico e pelo legado que nos deixam.

O Reitor da Universidade de Lisboa, o professor António Cruz Serra, encerrou recordando os seus tempos enquanto aluno do Técnico e manifestando já saudades de lecionar. Deixou ainda as portas abertas das infraestruturas da Universidade, como o Estádio Universitário, Museus e Jardins, aos agora alumni, que poderão continuar a usufruir dos benefícios e condições de aluno.

Seguiu-se a atuação da Tuna Feminina do Instituto Superior Técnico (TFIST) que presentou os finalistas com um medley de músicas do Festival da Canção, chamando ao palco as alunas finalistas que integraram o grupo. 

Este evento mereceu destaque no seguinte artigo.

 

Categorias

Subscrever Feed de Notícias