2ª Edição das Alumni Talks é um sucesso

alumni talks

A segunda edição das Alumni Talks – um evento que reúne, ao pequeno-almoço, um grupo de alunos do Técnico e vários alumni de sucesso para uma “conversa informal” e troca de experiências – decorreu esta quarta-feira no Salão Nobre, e foi considerada “um sucesso”.

O evento, organizado pelo Núcleo de Apoio ao Estudante (NAPE), contou com a presença de Pedro Afonso (diretor executivo da Novabase), João Taborda (diretor de Relações Externas da Embraer), Isabel Ferreira (CEO do Banco Best), João Paulo Girbal (presidente da Centromarca, entre outras funções) e António Pires (diretor geral da Vokswagen Autoeuropa). Além destes, os alunos puderam conversar também com Marcos Ribeiro (Santander Universidades) e Francisco Sanchez (AAAIST), e com os professores do Técnico Arlindo Oliveira, Luís Caldas de Oliveira e Luís Silveira.

“O Técnico tem umas dezenas de milhares de antigos alunos, e queremos que esta comunidade de alumni se torne cada vez mais viva, aproveitando eventos como este. Para os atuais alunos esta é uma oportunidade excecional”, destacou Arlindo Oliveira, presidente do Técnico. “Eles foram, como vocês, alunos desta escola, com uma experiência rica e interessante para partilhar.”

Ao longo de quase duas horas, os alunos presentes foram “presenteados” com várias lições. Para Isabel Ferreira, a ideia principal é só uma: Keep on studying. Ter um curso não chega, a cada cinco anos devem estar a fazer uma coisa nova. A vida é uma mudança constante – estejam preparados para as oportunidades que aparecerem”.

Pedro Afonso, que na última sexta-feira esteve presente no Pitch Bootcamp, no Técnico, aplaudiu o que considerou “uma estratégia clara de abertura da escola à comunidade alumni”. “Estive 16 anos sem voltar ao Técnico e agora, numa semana, é a segunda vez que cá venho. Agradeço a oportunidade de partilhar a minha experiência.” Já o ex-diretor da Microsoft, João Paulo Girbal, aproveitou a ocasião para lembrar que “o Técnico era muito diferente do que é hoje”. “Ainda assim, deu-me uma bagagem que me ajudou em tudo o que fiz e continuo a fazer.”

No final, o sentimento reinante entre os participantes é de felicidade. Ana Reis, aluna do 5.º ano de Engenharia Civil, considerou a experiência “espetacular”. “Achei que não íamos ter nem tão cedo nem noutro sítio esta oportunidade. O facto de termos este bocadinho com pessoas que passaram pelo mesmo que nós e que agora estão em altos cargos é uma oportunidade única.”

João Taborda, no final do evento, considerou a iniciativa “muito boa”: “Nós temos oportunidade de estar este tempo com os alunos, ouvirmos as perguntas deles… fazermos com eles o que gostaríamos de ter tido oportunidade de fazer na altura, quando passámos por esta fase da vida”. Para António Pires, estes eventos são importantes porque permitem que “as gerações mais antigas passem conhecimento às gerações mais recentes, sobretudo eliminando aquelas ansiedades que todas as gerações têm”. “As possibilidades são imensas, muito mais do que há 30 anos, quando me formei.”