Saltar para o conteúdo

Programa Mentorado

 

 

Implementado pela primeira vez em 1996, o Programa Mentorado do Técnico é destinado a aproximar estudantes do mesmo curso, não só do mesmo ano, mas também de anos mais avançados, contribuindo para uma melhor integração na vida académica.

O programa decorre semestralmente para estudantes de programas de mobilidade e para 1º ano (1º e 2º ciclo) as actividades estão essencialmente concentradas no momento do acolhimento e no 1º semestre por haver mais desafios à integração, de forma a assegurar a transição para a vida de estudante do Técnico.

Quais os objetivos?

Encontrando-se em constante melhoria ao longo dos anos, de modo a prestar um cada vez melhor apoio a uma comunidade estudantil mais diversa e com necessidades mais diferenciadas, os seus objetivos são:

  • Apoiar Mentorandos/as no seu acolhimento e incentivar a integração na sua nova Escola, promovendo o espírito de cooperação;
  • Desenvolver competências, complementares à formação académica, através da participação em atividades de desenvolvimento pessoal e profissional, e iniciativas de caráter lúdico;
  • Aproximar todas as partes envolvidas no Programa Mentorado, fomentando o networking de forma acessível e informal.

Como funciona?

O Programa Mentorado é implementado com o apoio de estudantes de anos mais avançados (Mentores/as) que, em regime de voluntariado, com as suas experiências e vivências académicas, acompanham estudantes recentes (Mentorandos/as), com vista a facilitar a sua integração e adaptação. Mentorandos/as poderão ser estudantes de 1º ano de 1º ou 2º ciclo que entram no Técnico pela primeira vezou estudantes de mobilidade internacional.

Acolhimento

Todos os anos, o Técnico recebe mais de 2000 estudantes em cursos do 1º e 2º ciclos de estudo, destacando-se três grandes grupos: Estudantes de 1º Ciclo, de Mobilidade e de 2º Ciclo. Assim, cada Mentor/a terá um papel muito importante e interventivo na vida académica e social destes/as estudantes, visando agilizar o processo de adaptação e aprendizagem. As necessidades que cada Mentorando/a apresenta dependem de diversos fatores, incidindo sobretudo nas vertentes académica, social e pessoal. De uma forma generalizada, as necessidades tipicamente apresentadas por parte de Mentorandos/as são referentes a:

  • Lidar eficazmente com os procedimentos associados à matrícula e primeiros passos após a entrada no Técnico;
  • Conhecer os serviços e respostas institucionais do Técnico e da Universidade de Lisboa;
  • Conhecer colegas do seu ano e/ou curso;
  • Conhecer a cidade de Lisboa;
  • Esclarecer dúvidas sobre o curso em que ingressam, o Técnico, a vida académica, opções de prosseguimento de carreiras, entre outras;
  • Ter alguém a quem recorrer em caso de necessidade ou emergência.
Acompanhamento

Durante o ano letivo, é realizado um acompanhamento regular e decorrem atividades de carácter lúdico e de desenvolvimento pessoal e profissional. Os/As Mentorandos poderão participar em algumas atividades nas quais poderão conhecer mais estudantes e Mentores/as de outros cursos, o Técnico e a sua envolvência e a cidade de Lisboa.

Reconhecimento

A participação no Programa é reconhecida pelo Técnico no Suplemento ao Diploma de conclusão de curso, caso o/a Mentor participe num conjunto de atividades e preencha os relatórios indicados. Consulta todas as informações no regulamento do programa!

REGULAMENTO

Como posso participar?

Para o campus da Alameda, as inscrições para o Programa Mentorado decorrem entre julho e agosto, dependendo do ano letivo. A inscrição poderá ser individual ou em grupo com colegas do mesmo curso e só será válida se cada Mentor/a realizar as Formações Iniciais e participar ativamente na Semana de Acolhimento. Se te revês na missão do programa e no papel de Mentor/a, se tens disponibilidade para apoiar outros/as colegas, Inscreve-te já na página oficial do programa!

PROGRAMA MENTORADO

Contamos contigo!

O Programa Mentorado foi reconhecido em 2018 como uma Boa Prática do Técnico na categoria Capital Humano.

Consulta aqui a apresentação realizada no 2º Encontro do ObservIST.

 

Voltar ao topo ↑

close navigation
close Search