Instituto Superior Técnico

Núcleo de Apoio ao Estudante

Apoio ao Estudante

Enquanto Núcleo de Apoio ao Estudante, procuramos promover a integração dos alunos e contribuir para que, caso necessitem, tenham o acompanhamento adequado no seu percurso académico. Nesta página, descrevem-se os vários apoios que o Técnico proporciona e informações úteis para todos os alunos.

Documentos Importantes e Apoio Administrativo

Existem documentos de consulta indispensável como o Calendário Escolar ou o Guia Académico e ainda documentos essenciais como o Cartão do Técnico ou a Declaração de Matrícula. Os procedimentos académicos suscitam, por vezes, questões sendo ainda da competência de serviços diferentes. Os documentos mais importantes do Técnico e a resposta a algumas destas questões encontram-se aqui.

Apoio Académico e Psicológico

Para facilitar a integração e adaptação ao dia-a-dia académico, dinamizamos o Programa Mentorado, implementado com o apoio de alunos de anos mais avançados (Mentores) que transmitem as suas experiências e vivências académicas aos novos alunos (Mentorandos). Os Mentorandos poderão ser novos alunos de 1º ciclo, novos alunos de 2º ciclo ou alunos de mobilidade internacional. Para a atribuição de um Mentor é apenas necessário enviar o pedido para o nosso e-mail: nape@tecnico.ulisboa.pt.

O Técnico disponibiliza acompanhamento especializado ao estudo e na melhoria do aproveitamento escolar ao longo do curso. A promoção do sucesso académico na transição do Ensino Secundário para o Ensino Superior é uma das missões do Núcleo de Desenvolvimento Académico (NDA), sendo uma das suas principais iniciativas o Programa Tutorado. O NDA presta apoio nas seguintes áreas:

Prescrição Desempenho Académico Apoio Social
Gestão do Tempo Dissertações Necessidades Educativas Especiais
Definição de objetivos Mudanças de Curso Coaching em Apresentações de Projetos

Mais informações podem ser consultadas na página do Núcleo de Desenvolvimento Académico aqui.

Os Serviços de Saúde disponibilizam consultas de várias especialidades nomeadamente de psicologia, tanto no campus Alameda como no campus Taguspark. As informações para marcação de consulta de psicoterapia e aconselhamento de adultos estão disponíveis aqui.

Apoio Financeiro / Bolsas

Existem vários tipos de apoio financeiro, oferecidos pelo Técnico ou por outras entidades, nomeadamente os seguintes programas de bolsas de estudo:

  • Bolsas de Ação Social para o Ensino Superior, destinadas a estudantes com carências financeiras;
  • Bolsas de Mérito, destinadas a reconhecer e premiar estudantes com elevado rendimento académico;
  • Bolsas de Apoio, destinadas a estudantes com comprovadas carências financeiras e que, simultaneamente, tenham um reconhecido mérito académico.

Estão listadas as principais bolsas de estudo, bem como as entidades de apoio nesta página.

Alojamento

O Técnico recebe todos os anos milhares de novos alunos deslocados, tanto de várias zonas de Portugal como também de outros países ao abrigo de programas de mobilidade. No sentido de providenciar um melhor apoio na procura de alojamento compilámos algumas informações importantes sobre residências de estudantes e alojamento no setor privado nesta página.

Estudantes com Necessidades Educativas Especiais (ENEE)

O Técnico dá apoio a Estudantes com Necessidades Educativas Especiais (ENEE), derivadas da sua condição de saúde temporária ou prolongada, que o frequentem e que estejam abrangidos pelo Regulamento do Apoio ao Estudante com Necessidades Educativas Especiais, descrevendo-se o procedimento para pedido de estatuto aqui.

Caso não encontres a informação ou o apoio que procuras, não hesites em contactar-nos através do nosso e-mail.

Voltar ao topo ↑