Instituto Superior Técnico

Núcleo de Apoio ao Estudante

Apoio ao Estudante

Enquanto Núcleo de Apoio ao Estudante, procuramos promover a integração dos alunos e contribuir para que, caso necessitem, tenham o acompanhamento adequado no seu percurso académico. Nesta página, descrevem-se os vários apoios que o Técnico proporciona e informações úteis para todos os alunos.

Integração

Para facilitar a integração e adaptação ao dia-a-dia académico, dinamizamos o Programa Mentorado, implementado com o apoio de alunos de anos mais avançados (Mentores) que transmitem as suas experiências e vivências académicas aos novos alunos (Mentorandos). Os Mentorandos poderão ser novos alunos de 1º ciclo, novos alunos de 2º ciclo ou alunos de mobilidade internacional.

Não tens Mentor?

Para te atribuirmos um Mentor envia-nos um e-mail para nape@tecnico.ulisboa.pt com os seguintes dados: nome completo, número de aluno, curso, contacto telefónico e e-mail.

Documentos Importantes e Procedimentos Académicos

Existem documentos de consulta indispensável como o Calendário Escolar ou o Guia Académico e ainda documentos que vais precisar como o Cartão do Técnico ou a Declaração de Matrícula.

Matrículas, Inscrições, Propinas ou Certificados de Conclusão de Curso são alguns dos procedimentos académicos que suscitam, por vezes, questões para quais poderás contar connosco para obter resposta!

DOCUMENTOS IMPORTANTES PROCEDIMENTOS ACADÉMICOS

Desenvolvimento e Sucesso Académico

O Técnico disponibiliza acompanhamento especializado ao estudo e na melhoria do aproveitamento escolar ao longo do curso. A promoção do sucesso académico na transição do Ensino Secundário para o Ensino Superior é uma das missões do Núcleo de Desenvolvimento Académico (NDA), sendo uma das suas principais iniciativas o Programa Tutorado. Entre outras, o NDA presta apoio nas seguintes áreas:

  • Desempenho Académico, Gestão do Tempo, Definição de Objetivos e Prescrição,
  • Coaching em Apresentações de Projetos e na Dissertação
  • Apoio Social e a Estudantes com Necessidades Educativas Especiais
NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO ACADÉMICO

Apoio Psicológico e Saúde

Os Serviços de Saúde disponibilizam consultas de várias especialidades nomeadamente de psicologia, tanto no campus Alameda como no campus Taguspark. Além da consulta de psicoterapia e aconselhamento de adultos estão também disponíveis serviços de enfermagem gratuitos, em ambos os campi, aos quais poderás recorrer caso sofras um pequeno acidente e precises de cuidados de saúde ligeiros.

CONSULTA DE PSICOLOGIA SERVIÇOS DE ENFERMAGEM

Apoio Financeiro

Existem vários tipos de apoio financeiro, oferecidos pelo Técnico ou por outras entidades, nomeadamente os seguintes programas de bolsas de estudo:

  • Bolsas de Ação Social para o Ensino Superior, destinadas a estudantes com carências financeiras;
  • Bolsas de Mérito, destinadas a reconhecer e premiar estudantes com elevado rendimento académico;
  • Bolsas de Apoio, destinadas a estudantes com comprovadas carências financeiras e que, simultaneamente, tenham um reconhecido mérito académico.

Estão listadas as principais bolsas de estudo, bem como as entidades de apoio em:

APOIO FINANCEIRO

Alojamento

O Técnico recebe todos os anos milhares de novos alunos deslocados, tanto de várias zonas de Portugal como também de outros países ao abrigo de programas de mobilidade. No sentido de providenciar um melhor apoio na procura de alojamento compilámos algumas informações sobre residências de estudantes e alojamento no setor privado.

ALOJAMENTO

Estudantes com Necessidades Educativas Especiais (ENEE)

O Técnico dá apoio a Estudantes com Necessidades Educativas Especiais (ENEE), derivadas da sua condição de saúde temporária ou prolongada, que o frequentem e que estejam abrangidos pelo Regulamento do Apoio ao Estudante com Necessidades Educativas Especiais, descrevendo-se o procedimento para pedido de estatuto e apoios em:

ESTUDANTES COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS

Caso não encontres a informação ou o apoio que procuras, não hesites em contactar-nos através do nosso e-mail.

Voltar ao topo ↑