Apoio Financeiro e Bolsas
Além das Bolsas de Ação Social para o Ensino Superior, existem diversos outros programas de bolsas de estudo como as Bolsas de Mérito, destinadas a reconhecer e premiar estudantes com elevado rendimento académico, e também Bolsas de Apoio destinadas a estudantes com comprovadas carências financeiras e que, simultaneamente, tenham um reconhecido mérito académico.
Bolsas de Ação Social da Universidade de Lisboa
A candidatura às Bolsas de Ação Social é realizada diretamente junto da Direção Geral de Ensino Superior (DGES), durante a candidatura ao ensino superior, sendo a atribuição da responsabilidade dos Serviços de Ação Social da Universidade de Lisboa.
Existem outros apoios como as Bolsas de Consciência Social e as Bolsas de Mérito Social cuja candidatura é realizada diretamente junto dos Serviços de Ação Social em prazos não coincidentes com as Bolsas de Ação Social.
Consulta as condições de elegibilidade no separador Bolsas da página seguinte.
Bolsas de Mérito Académico
As Bolsas de Estudo por Mérito são atribuídas a estudantes do ensino superior da Universidade de Lisboa com um desempenho académico excecional, independentemente dos seus rendimentos. Estas bolsas são atribuídas de acordo com o Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo por Mérito a Estudantes de Instituições de Ensino Superior (Despacho n.º 13531/2009, de 9 de junho). O valor da bolsa é definido anualmente pelo Estado, correspondendo a cinco vezes o salário mínimo nacional em vigor no início do ano letivo em que é atribuída.
A atribuição desta bolsa é da responsabilidade da Reitoria da Universidade de Lisboa e a seleção de estudantes pelo Conselho Pedagógico do Técnico. Consulta mais informações:
CONSELHO PEDAGÓGICO | UNIVERSIDADE DE LISBOA |
Bolsas Solidárias Antigos Alunos
FUNDO SOLIDÁRIO DOS ANTIGOS PARA OS ATUAIS ALUNOS
A Associação dos Antigos Alunos do Instituto Superior Técnico (AAAIST), na prossecução dos seus objetivos estatutários de ligação à Escola e da atribuição de bolsas, constituiu o Fundo Solidário da AAAIST.
Este fundo permite a atribuição de processo de bolsas de apoio para a continuação dos estudos, no valor da propina anual; em contrapartida, estudantes que dela beneficiem prestarão serviço de interesse do Técnico, num total de 120 horas. Esse serviço poderá incluir, nomeadamente, o apoio a eventos institucionais.
ASSOCIAÇÃO DE ALUMNI DA ULISBOA
A Associação de Antigos Alunos da Universidade de Lisboa disponibiliza, em 2020, uma bolsa solidária para alunos que demonstrem mérito no seu aproveitamento escolar e que comprovem dificuldades económicas para assegurar a sua frequência regular no ensino superior.
Bolsas de Apoio
Os Apoios à Continuação de Estudos são prestações pecuniárias, atribuídas diretamente por entidades terceiras. Destinam-se a colmatar situações pontuais decorrentes de contingências ou dificuldades financeiras com impacto negativo no normal aproveitamento escolar e registo académico dos alunos do Técnico, de 1.º ou 2.º Ciclo, que não possam ser convenientemente resolvidas no âmbito dos apoios previstos pelo sistema de Ação Social para o Ensino Superior.
Tendo em conta a situação económica de Portugal e as carências financeiras que afetam muitos estudantes, o Técnico tem procurado estabelecer diversas parcerias com vista à criação de Programas de Bolsas de Estudo. Assim, todos os anos são atribuídas várias bolsas de Apoio à Continuação de Estudos, que visam custear as despesas de frequência de um curso no ensino superior (despesas escolares, alojamento e despesas gerais).
O Núcleo de Desenvolvimento Académico reúne todo o tipo de informação, nomeadamente regulamentos, prazos de candidatura e condições de elegibilidade. Poderás consultá-las em:
BOLSA JOSÉ MARIANO GAGO
A Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico considera fundamental apoiar nas despesas académicas os seus estudantes que tenham escassez de recursos financeiros. Para esse efeito, a AEIST pretende atribuir a Bolsa José Mariano Gago, que comparticipa despesas de refeição na cantina, despesas na Secção de Folhas e isenção da quota de sócio da associação. Consulta todas as informações nos documentos da AEIST: