Alojamento
O Técnico recebe todos os anos milhares de estudantes provenientes de várias zonas de Portugal e de outros países em programas de mobilidade. No sentido de providenciar um melhor apoio na procura de alojamento, procurámos compilar algumas informações importantes sobre o alojamento para estudantes, na região de Lisboa, nomeadamente residências de estudantes (públicas e privadas) e também alojamento no setor privado (sobretudo aluguer de quartos e casas). Para além de toda a informação disponibilizada, no Técnico, existem locais de afixação de anúncios de quartos para alugar.
Residências de Estudantes
UNIVERSIDADE DE LISBOA
Existem 16 residências universitárias destinadas a estudantes da Universidade de Lisboa, dos graus de Licenciatura e Mestrado, que estejam deslocados/as do seu agregado familiar para frequência das atividades académicas.
A capacidade total do alojamento é de 1017 camas, distribuídas por quartos individuais, quartos duplos, quartos triplos, quartos adaptados para pessoas com mobilidade reduzida e apartamentos duplos.
A gestão destas residências é da responsabilidade dos serviços centrais da ULisboa pelo que, para consulta de mais informações, nomeadamente preçário, prazos de candidatura e condições de acesso deverás contactar os:
INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO
Para apoiar e promover a transparência no mercado do alojamento estudantil, foi criado o Observatório do Alojamento Estudantil. Esta plataforma tem como objetivo apoiar estudantes do ensino superior na procura de alojamento disponibilizando, diariamente, a oferta privada de quartos/apartamentos para estudantes, bem como lista de residências das Instituições de Ensino Superior. Poderás aceder, em tempo real, a informações úteis à tua decisão, tais como: valores de renda, oferta diária de quartos privados, oferta pública de alojamento e evolução do mercado.
Outras residências universitárias
Em Lisboa, existem diversas outras residências para estudantes. Algumas destas instalações não têm relação direta com o Técnico ou a ULisboa, mas poderão ser também uma boa possibilidade de alojamento durante o percurso académico.
|
Aluguer de Quartos e Casas
ZONAS NA CIDADE DE LISBOA
Como alternativa às residências universitárias, e para fazer face à grande procura de alojamento no início de cada ano letivo, muitos/as estudantes optam por alugar um quarto ou apartamento para partilhar. Os preços de aluguer variam bastante consoante as condições da casa/quarto mas também com a zona da cidade.
Em termos de conforto, proximidade e segurança, as melhores áreas para morar perto do campus Alameda do Técnico são: Alameda, Arco do Cego, Areeiro, Arroios, Campo Pequeno, Estefânia, Praça de Londres e Saldanha. No mapa seguinte, estão assinaladas as zonas a menos de 15 minutos de distância a pé.
Nota: As zonas assinaladas não correspondem a freguesias.
PROCURA DE CASA E QUARTO
No Técnico, existem diversos locais de afixação permitida de anúncios de quartos para alugar, nomeadamente os placares adjacentes ao anfiteatro GA2, no Pavilhão Central do campus Alameda. Frequentemente encontram-se oportunidades nas redes sociais, nomeadamente em grupos de partilha de anúncios de aluguer de quartos próximos de instituições universitárias. São exemplos:
Grupos no Facebook |
Nota: Os grupos de Facebook indicados não têm qualquer relação ou ligação ao Técnico ou ao NAPE.
Em Lisboa, existe um grande mercado de aluguer de quartos e casas, com a existência de inúmeros site e empresas especializadas a operarem neste mercado bastante concorrido. De seguida, apresentamos uma lista de algumas destas entidades, que são normalmente utilizadas por muitos dos nossos estudantes. Note-se, no entanto, que o Técnico e o NAPE não têm qualquer relação ou protocolo com qualquer uma destas entidades, pelo que esta listagem é meramente indicativa.
Motores de Pesquisa | |
---|---|
BQuarto | InLife Portugal |
Century 21 | Onda City |
Era | Place to Stay |
Erasmus Life Lisboa Housing | Remax |
Erasmus Lisboa Housing | Uniplaces |
Nota: Esta lista está ordenada alfabeticamente e está em permanente atualização, podendo as entidades interessadas pedir-nos para serem adicionadas à mesma.
Podes ainda encontrar mais informações e outras opções na página da Área de Assuntos Internacionais.