Informações | Início do Ano Letivo 2020/21

Antes de começares o ano letivo, existem alguns documentos importantes de que deverás tomar conhecimento (ou pedir, caso estejas a chegar ao Técnico) como:

• Calendário Escolar e Calendário de Prazos Académicos
  • Cartão do Técnico e Cartão da Universidade de Lisboa
  • Declaração de Matrícula (normal e para efeitos desconto passe sub-23)

Nota: A Área de Graduação prevê disponibilizar as Declarações de Matrícula durante as primeiras semanas de aulas, não existindo ainda uma data definida, devido à elevada afluência de pedidos. Divulgaremos, assim que tivermos mais informações.

DOCUMENTOS IMPORTANTES

Funcionamento das Atividades Letivas

As normas gerais de funcionamento de aulas e avaliações para o 1º Semestre de 2020/21, no contexto da situação pandémica atual, encontram-se publicadas na página do Conselho Pedagógico em:

AULAS E AVALIAÇÕES (COVID-19)

Caso surjam questões, consulta as Questões Frequentes do Conselho Pedagógico aqui.

Inscrições no 1º Semestre

Todos os alunos com exceção dos alunos de 1º Ano colocados pelo Concurso Nacional de Acesso deverão inscreve-se no semestre. Os alunos de mobilidade apenas precisam de fazer a reserva de Turmas.

• O período de inscrição nas Disciplinas é de 15 a 30 de setembro, no Fénix.
  • Uma vez inscritos nas disciplinas, deverão fazer a reserva de Turmas (criação do horário), também no Fénix.
  • Está disponível um tutorial de apoio no Instagram do NAPE, em formato story, no destaque Tutoriais.
TUTORIAL INSCRIÇÕES/HORÁRIO
Turnos de Aulas Práticas e Aulas de Laboratório

Destacam-se ainda as seguintes informações do Conselho de Gestão (pelo Vice-Presidente para os Assuntos Académicos), enviadas por e-mail a todos os alunos:

• Os turnos de Aulas Práticas e Aulas de Laboratório estão organizados em A e B, salvo aqueles que não foram divididos a pedido do corpo docente, nomeadamente porque o seu funcionamento seguirá regras particulares.
  • Os turnos A constituídos por alunos com número ímpar assistem presencialmente nas semanas ímpares. Os turnos B constituídos por alunos com número par assistem presencialmente nas semanas pares. Esta informação está presente no Fénix.
  • À semelhança do que tem acontecido em anos anteriores, existem turnos, estejam ou não divididos em A e B no Fénix, cujas inscrições são geridas pelo corpo docente. É portanto normal que não possam ser escolhidos. As inscrições nestes turnos serão determinadas e geridas pelo corpo docente, que deve observar e manter o racional da divisão entre A e B.

Foram recebidos pelo Conselho de Gestão, inúmeros pedidos de alunos que pretendem mudar de turnos de A para B, ou vice-versa. Embora alguns dos argumentos sejam compreendidos, o CG informou que não serão abertas exceções, dado que eventuais trocas teriam de ser transversais e não se coadunam com a organização letiva em curso pelo corpo docente de cada UC, nomeadamente quando os turnos são organizados pelo mesmo.

Estatutos para Alunos em Situação de Risco *

Foram criados dois novos estatutos no Fénix:

• Presença on-line – Autorizada
  • Presença on-line – Autorizada – Estudante Internacional

Os alunos em situação de risco devidamente comprovada mediante declaração médica, ou alunos internacionais que comprovadamente não consigam viajar para Portugal, poderão requerer um destes estatutos, permitindo participar 100% à distância nas atividades letivas, remetendo o pedido via e-mail para a Área de Graduação (graduacao@tecnico.ulisboa.pt).

*[Esta informação já não se encontra em vigor – atualizado em 11/05/2021]

Os alunos com um destes estatutos estão ou serão identificados no Fénix como tal. O estatuto pode ser atualizado ao longo do semestre de forma dinâmica mediante nova informação enviada para a Área de Graduação.

Regras de Utilização dos Espaços

• Usar a máscara de forma permanente em todos os espaços, sejam interiores ou exteriores.
  • Respeito pelo afastamento físico mínimo de 2 metros em todos os locais e situações, bem como das regras de circulação estabelecidas nos edifícios, preferencialmente pela direita nos espaços comuns.
  • Sempre que possível utilizar escadas em vez de elevadores. Se absolutamente indispensável o uso do elevador, respeitem as indicações de lotação e utilização.
  • À entrada dos campi é medida a temperatura. A quem tiver mais de 37,5ºC não será permitido acesso.
  • Não são permitidos ajuntamentos de mais de 10 pessoas nos espaços do Técnico, independentemente do normativo legal em vigor, excecionando-se naturalmente as atividades letivas.
  • A higienização das mãos antes de entrar em salas/edifícios das mãos é fundamental.
  • Os espaços deverão estar sempre ventilados, com pelo menos 1 janela aberta em cada sala.

O Plano de Atuação e Prevenção face à Covid-19 do Técnico encontra-se disponível aqui.