Instituto Superior Técnico

Núcleo de Apoio ao Estudante

Projeto Engenharia Júnior

Engenheiras por um Dia

Em parceria com outras universidades e empresas, o Técnico, instituição fundadora, integra o projeto Engenheiras por um Dia, sob a tutela da Secretaria de Estado para a Cidadania e Igualdade e coordenado pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG). A iniciativa objetiva a promoção da igualdade entre homens e mulheres no setor das ciências, engenharias e tecnologias. Realizamos visitas a escolas, nas quais dinamizamos uma atividade, relacionada com uma área de engenharia, composta por 3 momentos: uma exposição teórica, a execução e um debate final acerca do tema. 

Desafios da Engenharia

Em parceria com as diversas escolas do concelho de Loures, onde se localiza um dos três pólos do Técnico, o Campus Tecnológico e Nuclear (CTN), são realizadas atividades que pretendem fomentar o interesse dos alunos nas áreas da Matemática, Física, Química e Ciência, aproximá-los às principais áreas de estudo da engenharia, e incentivar o trabalho em equipa. Desta forma, desenvolvemos uma competição inter-escolas, divida em 3 etapas, para alunos de 9º ano, em que à medida que a competição avança, a dificuldade de cada atividade aumenta, começando com um teste teórico e acabando numa ronda de atividades práticas. Algumas das atividades têm lugar no CTN, contando também com sessões para o público sénior. 

Projeto Siemens

O projeto Siemens consiste num protocolo realizado entre o Técnico, a Siemens e a Escola Secundária Filipa de Lencastre. Uma vez mais, o objetivo é criar uma aproximação entre os alunos de 9º ano desta escola e a ciência, através da realização de diversas atividades práticas na área da Química e da Física e que conta também com uma Competição Engenharia Júnior, na qual os alunos são propostos a diversos desafios e realizam projetos científicos ao longo do ano letivo. A iniciativa contempla também a organização de visitas de estudo ao Técnico.

Técnico Engineering Challenge

O Técnico Engineering Challenge (TEC) resulta de um Protocolo de Cooperação com o Colégio Sagrado Coração de Maria, a Siemens e o Técnico e tem como principal objetivo cativar os alunos de 9º ano desta escola para a ciência, engenharia e tecnologia, através da realização de diversas experiências científicas ao longo do ano letivo na área de Química, Física, Electrónica e Informática e em formato de competição. Na última fase do desafio os alunos são convidados a desenvolver um projeto final com base nos conhecimentos adquiridos ao longo do ano letivo.

Projeto Ciência³

Ciência³ é um projeto resultante de um protocolo de cooperação entre várias entidades, a União das Freguesias de Santa Iria de Azóia, São João da Talha e Bobadela, o Técnico, a Science4you, o Agrupamento de Escolas de Santa Iria de Azóia, o Agrupamento de Escolas de São João da Talha e o Agrupamento de Escolas da Bobadela. No âmbito deste projeto, realizamos experiências práticas e outras atividades científicas, junto dos jovens dessas escolas para que possam despertar o seu interesse pela área e desenvolver conhecimentos,  numa abordagem motivadora e interessante.