Instituto Superior Técnico

Núcleo de Apoio ao Estudante

Edição 2021/2022

Campus Alameda

Explora o Técnico, Vive a Ciência

És apaixonado/a pela ciência e queres participar no grande desafio da Engenharia?

Durante esta semana irás ter a oportunidade de conhecer estudantes, docentes e cientistas do Instituto Superior Técnico, bem como de pôr as mãos na massa tal como nós.
Vamos explorar várias das diferentes áreas da engenharia, arquitetura, ciência e tecnologia a que nos dedicamos.

Semana 1 | 4 a 8 de Julho
Estudantes que concluíram o 7º, 8º e 9º Anos (100 Vagas)

Semana 2 | 11 a 15 de Julho
Estudantes que concluíram o 10º, 11º e 12º Anos (200 Vagas)

Monitores/as

Monitores/as de Grupo

Os/As participantes serão distribuídos/as por grupos de 20 a 25 estudantes que serão acompanhados/as por um/a Monitor/a de Grupo, um/a estudante do Técnico, durante todas as atividades, incluindo o almoço, lanche e atividade no Estádio Universitário.

Além do acompanhamento às atividades, será dada uma formação prévia e, no final de cada dia, será realizada uma breve reunião com todos os Monitores de Grupo para um balanço das sessões realizadas. Cada Monitor de Grupo poderá participar durante uma das semanas. A atividade será remunerada, sendo também fornecido um certificado de participação.

Candidaturas

O período de candidaturas a Monitor/a de Grupo está a decorrer entre os dias 30 de maio e 12 de junho de 2022, sendo avaliada a motivação, experiência e perfil de cada candidato/a.

Consulta o edital do concurso, preenche o formulário e faz-nos chegar a tua candidatura!

Edital do Concurso
Formulário de Candidatura

Monitores/as de Atividade

Com o objetivo de promover uma maior proximidade e ligação entre estudantes participantes e o Técnico, convidam-se os vários núcleos de estudantes e unidades de investigação para dinamizarem as atividades. Estas deverão apostar numa forte componente prática, permitindo aos/às estudantes terem um contacto direto com algumas das técnicas, métodos e componentes utilizados hoje em dia na área científica e tecnológica abrangida na nossa Escola. Cada atividade deverá ter uma duração de 3h.

Na quinta-feira de cada semana, ao fim do dia, será dinamizada uma atividade no Estádio Universitário de Lisboa, na Cidade Universitária, onde serão realizados desafios ao ar livre que promovam a atividade física. Dado o cariz deste evento, cada núcleo deverá garantir a presença de, pelo menos, um/a Monitor/a de Atividade para apoiar o/a Monitor/a de Grupo na deslocação e dinamização dos desafios na Cidade Universitária. Note-se que esta atividade poderá estender-se até às 22h, com jantar incluído na Cantina Velha.

Campus Taguspark

DOS CARROS INTELIGENTES AOS VIDEOJOGOS: VEM VIVER A TECNOLOGIA NO IST – TAGUS

Vem viver as novas tecnologias no IST, no campus do Taguspark.

Vais ter a oportunidade de desenhar jogos, criar a tua cadeia de abastecimento e ainda construir um circuito eletrónico. Vais poder controlar um carro com um arduino e aprender o que são os “objectos inteligentes” e como é que estes vão (continuar a) mudar as nossas vidas.

Semana 2 | 11 a 15 de Julho
Alunos que concluíram o 10º, 11º e 12º Anos (90 Vagas)

Coordenação científica

Doutora Joana Lobo Antunes e Professor Rui Prada