Instituto Superior Técnico

Núcleo de Apoio ao Estudante

Verão na ULisboa

Verão na ULisboa é uma iniciativa anual da Universidade de Lisboa que objetiva dar a conhecer e experimentar o ritmo e o espírito da vida académica aos alunos do Ensino Básico e Ensino Secundário, durante uma semana no Verão. Existem programas nas várias escolas da universidade que abordam temáticas nas mais variadas áreas de estudo. O Técnico participa neste programa desde a 1ª edição, em 2011, e oferece programas em cada campus, procurando fomentar o gosto e a curiosidade pela Engenharia, Arquitetura, Ciência e Tecnologia, os seus pilares de conhecimento.

Participantes

O Verão na ULisboa destina-se aos alunos do 3º ciclo do Ensino Básico e aos alunos do Ensino Secundário que queiram passar uma semana das suas férias de Verão num ambiente descontraído e lúdico com lugar para aprendizagem.

As candidaturas e inscrições são realizadas na página do programa aqui, e o regulamento geral está disponível aqui.

Qualquer questão relacionada com o processo de inscrição deverá ser endereçada à Reitoria da Universidade de Lisboa através dos seguintes contactos: verao@ulisboa.pt  | +351 210 113 448.

Campus Alameda

TÉCNICO ENGINEERING CHALLENGE: ACEITAS O DESAFIO?

Programa

Ao longo de cada semana cada participante será colocado numa equipa e terá de realizar 10 desafios distintos que vão da Arquitetura à Engenharia Civil, passando pela Química e Biologia, Mecânica e Eletrónica, até à Matemática e Informática! As atividades são preparadas e dinamizadas pelos vários núcleos de estudantes ou departamentos do Técnico. No final da semana, serão atribuídos prémios às equipas melhor classificadas no Verão do campus Alameda do Técnico.

Semana 1 | 1 a 5 de Julho
Alunos que concluíram o 10º, 11º e 12º Anos (220 Vagas)

Semana 2 | 8 a 12 de Julho
Alunos que concluíram o 7º, 8º e 9º Anos (220 Vagas)

Na quinta-feira à tarde de cada semana, decorrerá uma atividade no Estádio Universitário da Universidade de Lisboa, onde novas equipas serão formadas para um desafiante peddy-paper.

Monitores de Grupo

Os participantes serão distribuídos por 10 grupos de 22 alunos que serão acompanhados por um Monitor de Grupo, um estudante do Técnico, durante todas as atividades incluindo o almoço, lanche e atividade no Estádio Universitário.

Além do acompanhamento às atividades, será dada uma formação prévia e, no final de cada dia, será realizada uma breve reunião com todos os Monitores de Grupo para um balanço das sessões realizadas. Cada Monitor de Grupo poderá participar durante uma das semanas, cujo concurso para recrutamento será aberto brevemente. A atividade será remunerada, sendo também fornecido um certificado de participação.

Monitores de Atividade

Com o objetivo de promover uma maior proximidade e ligação entre os alunos participantes e o Técnico, convidam-se os vários núcleos de estudantes para dinamizarem as atividades. Estas deverão apostar numa forte componente prática, permitindo aos alunos terem um contacto direto com algumas das técnicas, métodos e componentes utilizados hoje em dia na área científica e tecnológica abrangida na nossa Escola. Cada atividade deverá ter uma duração de 3h e terá de ser realizada em 10 sessões para grupos diferentes em cada semana, todas as manhãs e tardes.

Na quinta-feira de cada semana, ao fim do dia, será dinamizada uma atividade no Estádio Universitário de Lisboa, na Cidade Universitária, onde serão realizados desafios ao ar livre que promovam a atividade física. Dado o cariz deste evento, cada núcleo deverá garantir a presença de, pelo menos, um Monitor de Atividade para apoiar o Monitor de Grupo na deslocação e dinamização dos desafios na Cidade Universitária. Note-se que esta atividade poderá estender-se até às 21h, com jantar incluído na Cantina Velha.

Todas as questões relacionadas com os Monitores de Grupo e Monitores de Atividade devem ser endereçadas a veraoulisboa@nape.tecnico.ulisboa.pt.

Campus Taguspark

DOS CARROS INTELIGENTES AOS VIDEOJOGOS: VEM VIVER A TECNOLOGIA NO IST – TAGUS

Programa

Nesta semana, os alunos terão a oportunidade de desenhar jogos, criar a uma cadeia de abastecimento e ainda construir um rádio. Poderão ainda controlar um carro com um arduino e aprender o que são os “objetos inteligentes” e como é que estes vão (continuar a) mudar as nossas vidas.

Semana 1 | 1 a 5 de Julho
Alunos que concluíram o 10º, 11º e 12º Anos (80 Vagas)

SATÉLITES, ROCKETS E MISSÕES ESPACIAIS – UMA SEMANA NO ESPAÇO!

Programa

Imergir na preparação de uma missão espacial durante uma semana, planeando, construindo e testando um pequeno satélite. Neste desafio, os alunos poderão fazer parte da equipa ISTsat-1 e ajudar a construir o primeiro satélite português, contactando com tecnologias espaciais, impressão 3D, programação pondo à prova a sua criatividade.

Semana 1 | 1 a 5 de Julho
Alunos que concluíram o 10º, 11º e 12º Anos (50 Vagas)

Semana 2 | 8 a 12 de Julho
Alunos que concluíram o 7º, 8º e 9º Anos (50 Vagas)

Coordenação científica

Professora Palmira Ferreira da Silva, Professor Rui Prada e Professor Rui Rocha