Divulgação do Técnico | Balanço da Iniciativa “ISTO É”

A pandemia de COVID-19 e as medidas de confinamento trouxeram à nossa equipa o desafio de adaptar ou substituir muitas das nossas atividades e iniciativas tipicamente presenciais. Sendo que a nossa missão passa também por divulgar a faculdade junto de vários meios estudantis, dinamizámos a iniciativa virtual ISTO É, composta por três atividades: podcast ISTO É, ISTO É Técnico e ISTO É Conversa!

O podcast ISTO É, ponto de partida desta iniciativa, vem tirar partido da crescente popularidade deste meio de comunicação e da possibilidade de ouvir cada episódio a qualquer hora e em qualquer lugar. Ao longo de 21 episódios, deu-se a conhecer a oferta formativa, as vivências académicas, entre outros tópicos, através do testemunho de atuais estudantes e docentes da faculdade. Pudemos contar com a colaboração de 53 estudantes, 10 docentes e 23 núcleos de estudantes para dar origem a 4 horas e 25 minutos de conteúdo.

Com início no mês de maio de 2020, no qual o Técnico celebrou o seu 109º aniversário, estendendo-se até à  primeira semana de junho, estreámos o ISTO É Técnico. Procurando contribuir para uma escolha mais informada e segura na candidatura ao Ensino Superior, dinamizámos várias sessões virtuais via Zoom, nas quais pudemos apresentar cursos, projetos e serviços de apoio, bem como oferecer a oportunidade de contactar com estudantes, docentes e alumni do Técnico. Ao todo, realizaram-se 18 sessões de curso e 6 talks, totalizando 637 inscrições.

Após uma primeira edição focada na entrada no Ensino Superior e no Técnico, com o ISTO É Técnico – Edição Mestrados focámo-nos no 2º Ciclo da faculdade. Pretendemos simultaneamente dar a conhecer os 33 mestrados e esclarecer os detalhes associados à candidatura em si. Assim, dinamizámos 8 blocos, contando com a apresentação dos diferentes cursos por parte de docentes de cada um, e 2 sessões sobre o ingresso, em colaboração com o Admissions Office, com um total de 243 inscrições.

Para oferecer um apoio mais personalizado no esclarecimento de dúvidas sobre a oferta do Técnico, criámos a atividade ISTO É Conversa!, que permite o agendamento de sessões via Zoom com um número mais reduzido de participantes. Numa conversa informal entre estudantes, os potenciais candidatos têm oportunidade de saber mais sobre a oferta formativa, projetos, infraestruturas e apoios, enquanto obtêm um testemunho em primeira mão da vivência de atuais estudantes do Técnico. À data de 22 de julho de 2020, realizaram-se 28 sessões com 53 participantes.

A iniciativa virtual ISTO É foi fruto da colaboração e da iniciativa tão característica da nossa comunidade académica. Gostaríamos de terminar com um sentido agradecimento ao Professor António Cruz Serra, Reitor da Universidade de Lisboa e ex-presidente do Técnico, ao Professor Rogério Colaço, Presidente do Técnico, ao Francisco Santos, Presidente da Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico, aos diversos núcleos de estudantes que participaram neste projeto, às tunas académicas, aos Embaixadores do Técnico, aos docentes dos vários departamentos, à Eng.ª Cristina Fonseca, ao Eng.º Daniel Vila Boa, à Eng.ª Inês Godet e à Eng.ª Isabel Vaz, alumni do Técnico, e, ainda, ao Núcleo de Mobilidade e Cooperação Internacional (NCMI) e ao Admissions Office.