Instituto Superior Técnico

Núcleo de Apoio ao Estudante

Alojamento

 alojamento

O Instituto Superior Técnico recebe todos os anos milhares de novos alunos deslocados, tanto de várias zonas de Portugal como também de outros países ao abrigo de problemas de mobilidade.

No sentido de providenciar um melhor apoio na procura de alojamento, procurámos compilar algumas informações importantes sobre o alojamento para estudantes, na região de Lisboa, nomeadamente residências de estudantes (públicas e privadas) e também alojamento no sector privado (sobretudo aluguer de quartos e casas).

Residências de Estudantes

Instituto Superior Técnico

O Técnico tem 3 residências para estudantes universitários deslocados, que estão localizadas na zona de Lisboa e Oeiras:

  • Residência de Estudantes Eng.º Duarte Pacheco (no Parque das Nações)
  • Residência de Estudantes Prof. Ramôa Ribeiro (no campus Taguspark)
  • Residência Universitária Baldaques (em Arroios)

As residências têm uma capacidade total de alojamento superior a 300 camas (em quartos individuais e duplos) e todas as informações sobre estas residências podem ser obtidas diretamente junto do Núcleo de Alojamentos, que tem por missão garantir a boa gestão das unidades de alojamento do Técnico.

Universidade de Lisboa (ULisboa)

Existem também 19 residências universitárias, destinadas a estudantes da Universidade de Lisboa, dos graus de Licenciatura e Mestrado, que estejam deslocados do seu agregado familiar para frequência das atividades académicas.

A capacidade total do alojamento é de 949 camas, sendo 604 para estudantes do sexo feminino e 345 para estudantes do sexo masculino. Estas camas distribuem-se por quartos individuais, duplos e triplos. Todas as informações sobre o alojamento nestas residências podem ser obtidas junto dos Serviços de Ação Social da ULisboa.

Outras residências universitárias

Em Lisboa, existem diversas outras residências para estudantes universitários deslocados. Algumas destas instalações não têm uma relação direta com o Técnico ou a ULisboa, mas poderão ser também uma boa possibilidade de alojamento durante o percurso académico.

Quartos em Residências
HouzeStudent Lisbon República “A Desordem dos Engenheiros”
U.hub República “Do Santo Condestável”

Aluguer de Quartos e Casas

Zonas na cidade de Lisboa

Como alternativa às residências universitárias, e para fazer face à grande procura de alojamento no início de cada ano letivo, muitos estudantes optam por alugar um quarto ou apartamento para partilhar. Esta solução permite que os estudantes usufruam de maior liberdade e flexibilidade, sobretudo em termos de horários. Os preços de aluguer variam bastante consoante as condições da casa/quarto mas também com a zona da cidade.

Em termos de conforto, proximidade e segurança, as melhores áreas para morar perto do campus Alameda do Técnico são: Alameda, Arco do Cego, Areeiro, Arroios, Campo Pequeno, Estefânia, Praça de Londres e Saldanha. No mapa em baixo, estão assinaladas as zonas a menos de 15 minutos de distância a pé.

areas_alojamento

Procura de Casa e Quarto

Em Lisboa, existe um grande mercado de aluguer de quartos e casas, com a existência de inúmeras empresas especializadas a operarem neste mercado bastante concorrido. De seguida, apresentamos uma lista de algumas destas entidades, que são normalmente utilizadas por muitos dos nossos estudantes.

Nota-se, no entanto, que o Técnico e o NAPE não têm qualquer relação ou protocolo com qualquer uma destas entidades, pelo que esta listagem é meramente indicativa. Esta lista está ordenada alfabeticamente e está em permanente atualização, podendo as entidades interessadas pedir-nos para serem adicionadas à mesma.

Motores de Pesquisa
Alojamento LX – AEIST InLife Portugal
BQuarto Onda City
Century 21 Place to Stay
Era Remax
Erasmus Life Lisboa Housing Uniplaces
Erasmus Lisboa Housing  Custo Justo