Instituto Superior Técnico

Núcleo de Apoio ao Estudante

Candidatos e Novos Alunos

recrutamento-01

O Instituto Superior Técnico é uma das maiores escolas de Engenharia, Arquitetura, Ciência e Tecnologia do séc.XXI, em Portugal, constituída por cerca de 11.458 estudantes e reconhecida nacional e internacionalmente. 56% do corpo estudantil corresponde a alunos de 1º ciclo, com os restantes 44% a corresponderem a alunos de mestrado e doutoramento (PhD). 13% dos alunos de mestrado são alunos internacionais, oriundos de vários programas de mobilidade. O Técnico integra atualmente os mais prestigiados Laboratórios e Institutos de ID&I e de transferência de tecnologia existentes em Portugal, cujo impacto internacional é bem patente em diversos domínios da investigação científica. Contam-se, actualmente, 1828 publicações científicas e 9 pedidos de patentes.

A oferta formativa atual cobre um vasto leque de cursos de 1º ciclo, e também de formação pós-graduada em cursos de Mestrado (inclusive mais de 20 programas conjuntos de Mestrado com várias escolas internacionais, designado por Duplo Diploma) e programas de Doutoramento.

História

bensaude

Professor Alfredo Bensaúde, Fundador do Instituto Superior Técnico 1911

Fundado em 1911, o Instituto Superior Técnico vem promover uma profunda renovação nos métodos de ensino da Engenharia em Portugal.  No ano lectivo 1936/37, é inaugurado o atual campus universitário da Alameda, em Lisboa. É a partir deste período que os engenheiros formados no IST vão aumentando a sua reputação como profissionais de elevada competência técnica.

Mais recentemente, no ano letivo 2006/07, a par das Grandes Escolas de Engenharia, Ciência e Arquitectura Europeias, os cursos do IST adaptam-se definitivamente ao Processo de Bolonha cujo objetivo é a criação de um Espaço Europeu de Investigação com vista a tornar a Europa na mais competitiva economia do mundo baseada no conhecimento.

Uma Faculdade, 3 Campi

CampusAlameda

Campus Alameda

O campus universitário da Alameda foi concluído em 1937 sendo o primeiro campus autónomo de todo o sistema universitário português. Situa-se numa das zonas mais centrais de Lisboa, beneficiando da rede pública de transportes. Área total: 107.137 m2.

CampusTagusPark

Campus Taguspark

Este moderno campus, inaugurado em 2001, situa-se no concelho de Oeiras, e está inserido no Parque de Ciência e Tecnologia Tagusparque, um dos mais importantes pólos tecnológicos do País, sobretudo na área das tecnologias e informação e comunicação. O acesso é assegurado gratuitamente por autocarros ao serviço do IST. Área total: 17.186 m2

CampusITN

Campus Tecnológico e Nuclear

O campus Tecnológico e Nuclear do IST situa-se no concelho de Loures, e é um dos mais importantes pólos tecnológicos do País, em especial na promoção e realização de atividades de investigação científica e de desenvolvimento tecnológico. Este campus apoia ainda científica e tecnicamente o Governo nos domínios da segurança nuclear e proteção radiológica. Área total: 15.510 m2.

Uma Instituição além-fronteiras

Com o objectivo de promover a visibilidade internacional e a atractividade junto de estudantes, investigadores e docentes estrangeiros, o Técnico aposta nas parcerias internacionais de excelência (e.g. KIC InnoEnergy, S3EP) e num conjunto privilegiado de redes internacionais (e.g. CLUSTER, MAGALHÃES, TIME, CESAER).

Paralelamente, o Técnico tem vindo a fomentar e alargar a oferta de programas de mestrado e doutoramento de duplo grau e de mobilidade, tanto através do estabelecimento de acordos bi/multi-laterais (e.g. IST-EPFL Joint Doctoral Iniciative, SESE), como através de programas internacionais, como o ERASMUS MUNDUS, SMILE e Rússia, que visam prestigiar a escola a nível internacional.