Eventos anteriores

A maioria destas atividades foram destinadas aos alunos do Técnico. Houve alguns eventos em que também puderam participar estudantes de outras escolas da Universidade de Lisboa, alunos de outras universidades, e ainda alumni (antigos alunos), docentes, investigadores, bolseiros e não docentes. Alguns destes eventos encontram-se listados em baixo:

• Microsoft Days
  • Mentorado Outdoor Challenge
  • Sessão de Boas-Vindas aos novos alunos do 1.º ano e alunos de mobilidade
  • Recitais de Música
  • Torneios de Futebol ou Voleibol
  • Caminhada
  • Feira do Livro Usado

Microsoft Days

O Microsoft Days foi um evento que decorreu no ano letivo 2014/2015 e consistiu em três dias de palestras, workshops e uma live stream de um evento internacional à qual poderás assistir na própria Microsoft Portugal. Mais informações aqui.

Mentorado Outdoor Challenge 2012

O Mentorado Outdoor Challenge 2012 foi uma Corrida de Aventura destinada a estudantes do IST, bem como das restantes escolas da antiga Universidade Técnica de Lisboa, sendo que resultou de uma iniciativa do NAPE-IST em colaboração com a Câmara Municipal de Lisboa e a Tapada da Ajuda. A prova decorreu no Parque Florestal do Monsanto. A prova foi dividida em dois escalões de competição e para cada escalão, a corrida foi dividida em duas etapas diferentes. O NAPE optou por uma prova onde a estratégia predominou sobre as outras competências e onde os principiantes podiam surpreender os aventureiros mais experientes.

Sessão de Boas-Vindas aos novos alunos do 1º ano e alunos de mobilidade

Previamente ao Programa Mentorado e à Orientation Week, o NAPE organizava uma festa para dar as boas-vindas a todos os novos alunos. O intuito era receber e ajudar a integrar os novos alunos no IST através de um ambiente descontraído, divertido, complementando a receção iniciada na semana das matrículas. Assim, fomentava-se o convívio entre os alunos de 1.º ano, alunos de mobilidade, alunos do Técnico e guias do NAPE.

Recitais de Música

O NAPE organizou durante vários anos (o primeiro foi em 2003) os Recitais de Música que têm com o objetivo contribuir para a socialização da comunidade do IST, através da divulgação da música numa vertente mais clássica.

Esta atividade cultural tinha como particularidade o facto de os músicos participantes serem alunos, docentes ou não docentes da Universidade de Lisboa com formação musical, que desta forma tinham a oportunidade de revelarem os seus talentos musicais e ao mesmo tempo proporcionarem à comunidade IST a possibilidade de assistirem a um belíssimo espectáculo.

Os guias do NAPE continuam a apoiar a realização de cada um dos concertos da Temporada de Música do IST.

Torneio de Futebol ou Voleibol

Com o objetivo de fomentar o convívio entre os novos alunos e todos os outros elementos da Escola, o desporto ajuda a desenvolver o espírito de equipa e por esta razão o NAPE organizou vários torneios desportivos. Devido à popularidade do futebol foram diversos os participantes, como alunos internacionais, alunos de PALOP e funcionários não docentes, embora maioritariamente do sexo masculino. Por esta razão, o NAPE organizou também torneios de voleibol.

Caminhada “O lado verde da vida”

A caminhada era uma atividade de âmbito ambiental, cultural e desportivo para a qual não era necessário ter uma excelente preparação física, bastava gostar de caminhar ao ar livre e do contato com a natureza. Participar na caminhada era uma boa desculpa para fazer uma pausa no estudo e conhecer novos colegas cimentando as relações interpessoais. Esta atividade costumava ter uma adesão de cerca de 50 participantes entre, estudantes nacionais e internacionais, funcionários docentes e não docentes.

Feira do Livro Usado

Esta atividade foi bastante útil na medida em que tem como objetivo promover a troca de livros entre estudantes; uns têm a oportunidade de venderem os livros que já não usam a preços reduzidos, dando a oportunidade a outros alunos de comprarem livros a preços mais atrativos. A presença de alfarrabistas, livrarias e editoras como a IST/Press dinamizam a feira e permitem a toda a comunidade aceder a publicações a preços reduzidos.