Instituto Superior Técnico

Núcleo de Apoio ao Estudante

Atividades

Para além do Programa de Divulgação do Técnico e do Programa Mentorado, o NAPE está envolvido em mais um grande projeto ao longo de todo o ano, o Engenharia Júnior. Podes consultar o site desta iniciativa na seguinte página:

O projeto Engenharia Júnior divide-se, essencialmente, em duas componentes, o Projeto Siemens e o Projeto Ciência3.

Projeto Siemens

O projeto Siemens consiste num protocolo realizado entre o Instituto Superior Técnico, a Siemens e a Escola Secundária Filipa de Lencastre. Este projeto tem como objetivo criar uma aproximação entre os alunos de 9ºano desta escola e a ciência, através da realização de diversas atividades práticas: experiências científicas na área de Química e Física, uma Competição Engenharia Júnior, que consiste na realização de projetos científicos ao longo do ano letivo e de diversos desafios, e a organização de visitas ao Instituto Superior Técnico com formações adequadas.

Projeto Ciência3

Ciência3 é um projeto resultante de um Protocolo de Cooperação entre várias entidades, a União das Freguesias de Santa Iria de Azóia, São João da Talha e Bobadela, o Instituto Superior Técnico, a Science4you, o Agrupamento de Escolas de Santa Iria de Azóia, o Agrupamento de Escolas de São João da Talha e o Agrupamento de Escolas da Bobadela. No âmbito do projecto, os guias do NAPE realizam experiências práticas e outras atividades científicas, junto dos jovens destas escolas. Deste modo, queremos despertar o seu interesse pela área e desenvolver os conhecimentos que já tenham, numa abordagem mais motivadora e interessante.

Eventos

O NAPE organiza também pontualmente diferentes tipos de atividades extracurriculares em cada ano letivo. Com estes eventos temos por objetivos o complemento à integração dos novos alunos do 1.º ano e alunos internacionais e o objetivo de promover e fomentar o espírito de equipa e a cooperação entre os estudantes dos diferentes cursos e anos curriculares, professores e funcionários, com o fim último de suscitar e reforçar o sentimento de comunidade.

Os principais eventos que decorrem ao longo de cada ano letivo são:

  • Alumni Talks
  • Workshops
  • Mentorado Outdoor Challenge
  • Orientation Week
  • International Sessions
  • Athens: European Dimension
  • Temporada de Música do IST

Mentorado Outdoor Challenge

O Mentorado Outdoor Challenge (MOC) é uma atividade organizada pelo NAPE com o intuito de reforçar as relações entre os alunos do Técnico, através do convívio e da prática de atividades desportivas. O evento tem como objetivo promover o Programa Mentorado e desenvolver a comunicação e o espírito de equipa entre mentores e mentorandos. Mais informações aqui.

Orientation Week

O Núcleo de Apoio ao Estudante organiza no início de cada semestre a Orientation Week, destinada aos estudantes internacionais que vêm estudar para o Instituto Superior Técnico. Este programa conta com diversas atividades e eventos integrados durante a semana de inscrições. Com o apoio dos mentores, os alunos têm a oportunidade de conhecer os seus colegas, o campus onde vão estudar e um pouco de Lisboa, nomeadamente a cultura e a gastronomia portuguesa. Mais informações aqui.

International Sessions (IS)

Desde a implementação da Orientation Week no início de cada semestre, as International Sessions ocorrem duas ou três vezes por semestre. Surgem como eventos ao longo do ano direcionados aos alunos de Programas de Mobilidade, com o objetivo de dar a conhecer um pouco da cultura e gastronomia nacionais, e estimular o contato e vivências entre os alunos. Os eventos com mais sucesso entre os alunos são o Savoring The World (jantar onde cada aluno de mobilidade é convidado a trazer comida e bebida típica do seu país de origem), o Magusto Barbecue (celebração do dia de São Martinho, durante o primeiro semestre) e o Farewell Barbecue (churrasco de despedida dos alunos de mobilidade que decorre no final de cada semestre).

Athens: European Dimension

A rede ATHENS foi criada em 1986 e é composta por universidades europeias de ciência e tecnologia, tendo como principal objetivo a promoção do intercâmbio de estudantes, professores e investigadores. Este programa consiste em cursos intensivos com a duração de uma semana, podendo-se optar pela sessão que se realiza em março ou em novembro (num total de 30 horas).

Neste contexto, o NAPE organiza semestralmente um fim-de-semana cultural, designado “European Dimension” com o objetivo de mostrar aos estudantes internacionais um pouco de Lisboa e Sintra, dando a conhecer sítios como Alfama, Torre de Belém, Mosteiro dos Jerónimos, Parque das Nações e Quinta da Regaleira, proporcionando assim o contato com cultura Portuguesa. Mais informações sobre o fim-de-semana cultural aqui.

Detalhes sobre o Programa Athens no site da Área Internacional.

Temporada de Música do IST

O Instituto Superior Técnico promove Temporadas de Música cuja programação é anunciada na página de Notícias oficial da instituição. Os eventos apresentam uma procura bastante elevada, não só devido à qualidade dos músicos convidados, mas também devido à sua forte divulgação nas variadas vias de comunicação (rádio e televisão). Os guias do NAPE prestam apoio à realização de cada um dos concertos da Temporada de Música do IST.