Divulgação do Técnico | Balanço 2015/16

No âmbito do programa de divulgação da oferta formativa do Instituto Superior Técnico e de captação de novos alunos candidatos ao ensino superior, no ano letivo 2015/2016 realizámos diversas ações de divulgação a nível nacional, alcançando milhares de potenciais candidatos ao ensino superior e ao Técnico.

Em particular, as nossas ações dividiram-se em três vertentes: Visitas a Escolas Secundárias, Visitas ao Técnico e ainda a participação em Feiras de Ensino e Formação Profissional. Estas deslocações decorreram entre os meses de novembro de 2015 e junho de 2016, e mobilizaram toda a equipa de Guias do NAPE (total de 14 pessoas envolvidas).

O NAPE colaborou direta e ativamente na organização de várias outras iniciativas com grande visibilidade e notoriedade para o Técnico, das quais destacamos as Olimpíadas da Química, os Desafios da Engenharia, os projetos Siemens e Ciência^3, e ainda o programa Verão na ULisboa 2016, em colaboração com a Reitoria da Universidade de Lisboa.

Visitas a Escolas Secundárias

Durante o ano letivo, os Guias do NAPE visitaram 114 escolas em Portugal, que colocaram quase 900 (60%) dos 1477 alunos que ingressaram no 1º ciclo em setembro de 2016, na 1ª Fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior. Em relação ao ano letivo anterior (2014/2015), foram visitadas mais 20 escolas (aumento de 21%).

Visitas em 2015 (Novembro)
Digressão no Algarve 6 escolas
Digressão em Évora, Beja e Portalegre 7 escolas
Digressão em Castelo Branco, Coimbra e Guarda 6 escolas
Distrito de Lisboa 1 escola
Visitas em 2016
Distrito de Coimbra 1 escola
Distrito de Leiria 10 escolas
Distrito de Lisboa 54 escolas
Distrito de Setúbal 22 escolas
Distrito de Santarém 7 escolas

Visitas ao Instituto Superior Técnico

De forma a promover uma maior e mais completa informação sobre o Técnico e a sua oferta formativa, o NAPE promoveu  a realização de visitas ao campus Alameda por parte de grupos escolares (escolas) e também visitas de alunos a título individual ou em grupo.

Nº visitas Nº visitantes
Visitas de grupos escolares 17 escolas 772 alunos
Visitas individuais ou em pequenos grupos 81 visitas 266 alunos

Feiras de Ensino e Formação Profissional

Foi feito um investimento na participação em Feiras de Ensino e Formação Profissional, incluindo (pela primeira vez) a participação numa feira dedicada exclusivamente à oferta formativa de cursos de Mestrado e Pós-Graduação:

Data Público-alvo
Inspiring Unlimited (Lisboa) 25 fevereiro 2016 2.000 pessoas
Futurália 2016 (Lisboa) 16 a 19 março 2016 75.000 pessoas
Qualifica 2016 (Porto) 14 a 17 abril 2016 25.000 pessoas
Opto.EU 2016 (Albufeira) 4 a 6 maio 2016 4.000 pessoas

Olimpíadas da Química e Desafios da Engenharia

O Técnico associou-se, novamente, à organização das etapas preliminares das Olimpíadas da Química, promovidas pela Sociedade Portuguesa de Química (SPQ). Estas etapas decorreram em dias distintos, para alunos do ensino secundário (versão Mais) e para alunos do ensino básico (versão Júnior).

Ainda, o NAPE organizou a 2ª edição dos Desafios da Engenharia, no campus Tecnológico e Nuclear. Este evento pretende ser uma mostra de conceitos e demonstrações de engenharia, especialmente direcionadas para as escolas básicas e secundários do concelho de Loures.

Data Nº escolas
Olimpíadas da Química Mais 5 março 2016 25 escolas
Olimpíadas da Química Júnior 9 abril 2016 25 escolas
Desafios da Engenharia 19 maio 2016 12 escolas

Verão na ULisboa 2016

Em 2016, o Técnico voltou a associar-se à iniciativa Verão na ULisboa, que pretende ser uma montra do que de melhor se faz nas várias faculdades e institutos que constituem a Universidade de Lisboa. Este programa – iniciado ainda na antiga Universidade Técnica de Lisboa – já vai na 6ª edição, e este ano contou com um número recorde de participantes (quase metade do total no Técnico).

Este programa decorre ao longo de duas semanas, sendo a 1ª semana direcionada para alunos do 7º, 8º e 9º anos do ensino básico, e a 2ª semana para alunos do 10º, 11º e 12º anos do ensino secundário.

Data Nº participantes
1ª Semana – campus Alameda 27 junho a 1 julho 2016 184 276
1ª Semana – campus Taguspark 92
2ª Semana – campus Alameda 4 a 7 julho 2016 242 341
2ª Semana – campus Taguspark 99

Quinta dos Remédios

Com a inauguração e abertura do Parque da Quinta dos Remédios, contígua ao campus Tecnológico e Nuclear, em janeiro de 2016, o Técnico passou a dispor de um espaço privilegiado para a mostra de ciência, engenharia e tecnologia a toda a população do concelho onde está sediado. O NAPE associou–se a esta missão, dinamizando diversas atividades de promoção e divulgação científica.

Entre janeiro de junho, os Guias do NAPE estiveram presentes na Quinta dos Remédios a apresentar, 2 vezes por mês, diversas experiências nas áreas da química, biologia, eletrónica, física, entre outras. Nas restantes semanas, e também sob coordenação do NAPE, foram dinamizadas outras atividades por parte de núcleos de estudantes, com especial destaque para o NFIST – Núcleo de Física e o NEEC – Núcleo de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores.